Fandom

Dragon Ball Wiki

Torneio de Artes Marciais

1 312 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Talk0 Compartilhar
WorldMartialArtsTSymbol.png

A logo do Torneio de Artes Marciais

Torneio de Artes Marciais (天下一武道会, Tenka'ichi Budōkai; lit. "Melhor Torneio de Artes Marciais da Terra") se refere a um evento de artes marciais no manga Dragon Ball, e nos animes Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT.

Regras e características

O Torneio de Artes Marciais teve sua origem em um festival feito desde muitos anos atrás no templo que agora serve como área do torneio. O torneio originalmente ocorria a cada cinco anos, que é mudado para cada três anos após o 21º Torneio. Nele tem os melhores e mais fortes lutadores da Terra, e também a participação regular da Gangue Dragon Ball e os Guerreiros Z. Além do título de Campeão Mundial, o vencedor do torneio recebe um prêmio de 500.000 Zeni (depois aumentado para dez milhões de Zeni). É mostrado no 21º e 22º Torneio que o prêmio é dado diretamente após o torneio, enquanto no 25º Torneio, de acordo com Trunks e Mr. Satan, eles mandam por correios.

TheWorldMartialArtsTournament.png

O Torneio de Artes Marciais

No torneio, qualquer um que sai do ringue, é nocauteado e não levanta até o comentador contar até 10, ou desiste, perde automaticamente. Se ambos lutadores são nocauteados e nenhum se levanta até contarem até 10, a luta é normalmente considerada empate. Porém, o torneio deve ter um campeão, então se isso ocorre no round final, uma regra "morte súbita" acontece: o primeiro a levantar e dizer a sentença "Eu sou o campeão" é declarado o vencedor. O torneio não permite uso de armas ou armaduras (mas armas naturais, como garras de urso, são permitidos). Atingir alguém nos olhos ou atingí-los na virilha também não é permitido, mas pode-se fazer vista grossa caso seja acidental. A regra mais importante é que matar o oponente não é permitido. Desobedecer qualquer destas regras resulta em disqualificação do torneio. Porém, mais de um vilão no manga entra no torneio com mais interesse em matar alguém contra quem tem uma vingança do que ganhar o prêmio.

Originaltournament.jpg

A arena original

O torneio tem duas partes: as preliminares e o torneio, mas isso foi mudado em outros torneios. As preliminares acontecem no lado de dentro sem uma audiência. Nas preliminares, todos os competidores são divididos em vários grupos, geralmente oito. Estes oito grupos lutam em mini-torneios com um tempo limite de um minuto para cada luta (lutas que demoram mais de um minuto são decididos por pontos). Os oito vencedores, um de cada grupo, se movem para o torneio real.

Na saga de Majin Boo, o torneio mudou as preliminares para um concurso de socos para reduzir injúrias. Os lutadores iriam socar uma máquina, que então iria calcular a força do soco. Os quinze que marcaram o mais alto iriam mover-se para o torneio (com o campeão anterior ficando entre os 16 automaticamente).

Normalmente, o vencedor do round final seria nomeado o campeão do torneio automaticamente, e o campeão do ano passado tinha que ganhar o torneio como todo mundo. Porém, ao fim da saga Kid Boo, a estrutura do torneio foi mudada para que o vencedor do torneio não se tornasse campeão automaticamente, mas meramente ganhou uma oportunidade para lutar com o campeão do ano passado. Isso foi provavelmente feito devido às manipulações de Mr. Satan, pois isso dá ao campeão uma vantagem injusta, já que o desafiador tinha que lutar com quatro oponentes, com apenas alguns minutos de descanso, antes de lutar com o Campeão, enquanto o Campeão estaria descansado.

WorlMartialArtsTournamentBuuSaga.png

A nova arena

Os participantes lutam em pares; a ordem das lutas é decidida com cada participante pegando um número aleatório de uma caixa. Como geralmente se têm oito participantes, o torneio tem três níveis: as quartas de final (4 lutas), a semi-final (2 lutas), e a luta final. É depois aumentado para dezesseis lutadores na saga Boo. O vencedor de cada luta vai lutar com os vencedores das outras lutas, com um diagrama de árvore mostrando a ordem dos lutadores, indo dos níveis acima até a luta final para determinar o vencedor.

Os Torneios de Artes Marciais são organizados, dirigidos e comentados pelo mesmo Anunciador do Torneio. Ao fim de Dragon Ball GT, ele é substituído por seu descendente.

Lista de campeões

  • Akkuman (dois Torneios de Artes Marciais desconhecidos)
  • Rei Chapa (um Torneio de Artes Marciais desconhecido, possívelmente o 20º)
  • Jackie Chun (21º Torneio de Artes Marciais)
  • Tien Shinhan (22º Torneio de Artes Marciais)
  • Goku (23º Torneio de Artes Marciais)
  • Mr. Satan (o campeão mais longo, do 24º até o 31º Torneio de Artes Marciais, e possívelmente um ou dois depois desse; porém, é importante notar que do 25º Torneio pra frente foram decididos na luta final)

Campeões da divisão infantil

  • Videl (24º Torneio de Artes Marciais)
  • Trunks (25º Torneio de Artes Marciais)
  • Mugley (31º Torneio de Artes Marciais)

Notas

  • Rei Chapa – Coincidentemente, ele é o primeiro oponente de Goku nas lutas preliminares do 22º e do 23º Torneio de Artes Marciais. Rei Chapa é conhecido por ter vencido um torneio sem nem ser tocado. Embora não seja especificado no manga se o torneio que ele competiu fosse de fato o Torneio de Artes Marciais, no anime, Chapa é revelado como um dos alvos na lista de Tamborim e é morto pelo demônio; isso indica que o torneio que ele lutou era realmente o Torneio de Artes Marciais. Já que a lista de Tamborim é de apenas dez anos atrás, então cobre apenas o 20º, o 21º e o 22º Torneios, então Rei Chapa deve ter vencido o torneio antes do que o Goku entrou pela primeira vez: o 20º Torneio de Artes Marciais.
  • Mestre Kame (sob identidade desconhecida) – Quando Mestre Kame está lutando com Goku como "Jackie Chun", ele diz que ele já lutou com o avô adotivo de Goku, Gohan, e ganhou. Enquanto seja possível que Kame e Gohan lutaram em uma ocasião fora do torneio, é improvável que Kame usaria o Bankoku Bikkuri Sho em uma luta de treino simples, ele apenas usaria este ataque devastador se ele sentisse que era necessário vencer a qualquer custo e a única razão que ele sentiria isso com um aluno que ele amava era para prevenir sua vitória e manter sua paixão viva. É impossível estimar quantos torneios Kame venceu usando este disfarce, ou se simplesmente ele se fantasiou de Jackie Chun e foi tanto tempo atrás que as pessoas se esqueceram dele. Porém, pode ser assumido que Kame venceu pelo menos um Torneio de Artes Marciais nos dias da juventude de Gohan e do Rei Cutelo.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no Fandom

Wiki aleatória