Fandom

Dragon Ball Wiki

Tenshinhan

1 295 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Talk1 Compartilhar

Tenshinhan, também chamado apenas de Ten ou Tenshin, é um antigo antagonista e protagonista de suporte no manga Dragon Ball e nos animes Dragon Ball e Dragon Ball Z, também fazendo algumas aparências em Dragon Ball GT. Ele é introduzido ao fim da saga Vovó Uranai no anime, e no começo da saga Tenshinhan no manga.

Altamente devotado às artes marciais, reclusivo e disciplinado, Tenshinhan é um dos terráqueos mais fortes do mundo Dragon Ball. Ele batalha junto com outros Guerreiros Z quando ameaças aparecem na Terra, e corajosamente engajando com inimigos bem mais poderosos que ele. Porém, ele passa a maior parte de seu tempo treinando com seu melhor amigo, Chaos.

Visão Geral

História

TienGokusSpecialTechnique.png

Tenshinhan na saga Trunks

Tenshinhan é um poderoso guerreiro, um mestre de artes marciais, e um dos mais poderosos terráqueos. Por causa de sua educação dura, Tenshinhan é inicialmente frio e sem coração, pensando em nada além de explorar inocentes e infligir dor. Porém, Mestre Kame e Goku eventualmente o ajudam a ver a insensatez dos ensinamentos de seu mestre, e se torna um aliado confiável. Pela grande maioria de sua vida adulta, ele batalha junto com outros Guerreiros Z quando ameaças maiores acontecem na Terra, e frequentemente engajando corajosamente com inimigos bem mais fortes que ele mesmo. Exceto desses tempos de necessidade, sua natureza reclusiva e independente fazem-o passar tempo sozinho, treinando com seu melhor amigo, Chaos. Em Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, Ten é geralmente visto treinando com Chaos perto de uma cachoeira.

Criação e Conceito

Quando Akira Toriyama começou a criar o manga Dragon Ball, ele usou a história de Wu Cheng'en Jornada ao Oeste como protótipo de seu próprio trabalho. As características físicas de Ten como seus três olhos são baseados no personagem Erlang Shen (também chamado de Yang Jian), um dos comandantes do exército do paraíso que é mandado a dominar Sun Wukong. Também, ambos personagens são guerreiros introduzidos como adversários do personagem principal em suas respectivas histórias.

Os livros Daizenshuu mencionam que Tenshinhan é um descendente do Clã dos Três Olhos. Tenshinhan sendo descendente do clã dos Três Olhos é uma referência ao personagem Sharaku, que também é descendente de uma antiga raça de humanos com três olhos no manga de Osamu Tezuka de 1974, The Three-eyed One. A origem de Tenshinhan também é referenciado na história "O Torneio do Terráqueo mais Forte" do jogo Dragon Ball: Raging Blast onde, após derrotar Tenshinhan pelo título de "Terráqueo mais Forte", Kuririn pergunta se Tenshinhan é mesmo da Terra.

Tecnicamente, Tenshinhan é um tríclope, que simplesmente quer dizer uma criatura com três olhos, mas isso não foi dito se é um indicativo de uma raça alienígena ou simplesmente um traço raro em Terráqueos. Também, Piccolo refere a Tenshinhan como Terráqueo em Dragon Ball Kai. Na cultura popular, o terceiro olho é sinal de ser iluminado (como o deus hindu Shiva).

A roupa de Tenshinhan tipicamente consiste de um Hanfu (estilo Han) com calças folgadas e botas, ao contrário do estilo Manchu que vários personagens usam. Isto pode ser visto na saga Trunks, saga Majin Boo, e na versão manga de Dragon Ball: O Retorno de Goku e Seus Amigos.

Nome

O nome japonês de Tenshinhan é um trocadilho com tenshindon, um prato quase chinês inventado no Japão e que consiste de carne de caranguejo, omelete e arroz. Leva seu nome do fato que era feito originalmente usando arroz de alta qualidade. O nome do personagem é escrito com kanji (天津飯) com leitura furigana (テンシンハン, Tenshinhan) para indicar que tem uma leitura chinesa. Porém, ao contrário de Chaos, "Tenshinhan" é também a leitura normal japonesa do kanji.

Personalidade

TienChiaotzuNV..png

Ten e seu melhor amigo Chaos

Ten gosta de comer jiaozi/gyouza (Chaos tem seu nome desta comida) e shumai (Shu e Mai são nomeados por isto). Ele gosta de viajar em lhamas ou avestruz. Seus hobbies são vôlei e treinar em artes marciais.

Tenshinhan era originalmente um guerreiro de coração frio e cruel, nunca ligando para a vida de ninguém com a exceção de seus companheiros e mentores. Esta brutalidade pode ser vista quando ele quebra a perna de Yamcha no 22º Torneio de Artes Marciais. Porém, ele tem um melhor amigo, Chaos, para quem ele se preocupa profundamente, e vice-versa. Ele idolizava seu mentor Tao Pai Pai, e desejava ser um assassino famoso como ele. Devido às intervenções de Goku e de Mestre Kame, ele mudou seu comportamento e se tornou um dos guerreiros mais respeitados do planeta. Antes de mudar para o lado do bem, ele planejava matar Goku durante o Torneio de Artes Marciais pois ele era visto como uma ameaça para si e para seus companheiros. Porém, esta mentalidade logo muda quando ele percebe que ele discorda com os métodos brutais de seus mestres, Tsuru e Tao Pai Pai. Ele sai sozinho para treinar, e logo se torna um aliado poderoso para Goku e os outros. Sua personalidade muda de a de um assassino brutal para a de um guerreiro honorável que se importa muito com aqueles que ele quer proteger. Ele ocasionalmente tenta se redimir de sua antiga brutalidade, mas eventualmente deixa o passado para trás e olha para o futuro. Ele é bem austero e sério, não fazendo tantas piadas quanto o resto dos Guerreiros Z.

Durante Dragon Ball Z, ele é visto tentando ser um poderoso guerreiro, e ainda tem esperanças de ultrapassar Goku um dia. Embora tenha feito novos amigos, Ten ainda é reclusivo e não é socialmente ativo, passando a maior parte de seu tempo treinando para se tornar um guerreiro melhor. Ele luta valentemente e derrota um Saibaiman quando os Saiyajins chegam, e batalha com Nappa, durante o qual Chaos se sacrifica em vão, causando Ten a por todo o seu esforço em um ataque final, que falha. Ten morre uma morte heroica, e é revivido por Porunga. Quando o conflito com os Androides chega, Ten põe sua vida na linha numerosas vezes quando ajuda seus amigos contra os Androides Red Ribbon, notavelmente quando ele usa sua vida para parar Cell Semi-Perfeito, quase sacrificando sua vida para permitir que Androide 16 e Androide 18 fujam, então salvando a Terra de destruição certa. Quando Super Boo ameaça a existência da Terra sete anos depois, Ten chega bem na hora de salvar Gohan de uma morte certa.

Fusão

Yamhan

Artigo principal: Yamhan

Yamhan.jpg

Yamhan

Yamhan é a fusão entre Tenshinhan e Yamcha pela Dança Metamoru. Ele aparece apenas nos jogos Dragon Ball Z: Budokai 2 e Dragon Ball Z 2 V. Ele pode usar uma combinação dos ataques Dodonpa de Tenshinhan e Kamehameha de Yamcha, chamado Dodohameha.

Referências

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória