FANDOM

Taiyoken é uma técnica não-letal usada na série Dragon Ball.

Visão Geral

Solar Flare Krillin Variation.png

Kuririn usando o Taiyoken

O Taiyoken é performado com o usuário colocando suas mãos perto do centro de seu rosto com os dedos esticados para os olhos. O usuário então diz o nome da técnica, que provoca uma luz branca que cega todos olhando exceto o usuário, já que eles que estão projetando a luz. Essa técnica é defensiva ao invés de ofensiva, e é usada sempre para ganhar vantagem, ou para fugir, ou para usar um ataque mais complicado sem o medo de interrupção.

GokuSolarFlare.png

Goku usando o Taiyoken contra Oozaru Vegeta

Embora o ataque seja simples, a técnica ainda é extremamente efetiva contra alguns dos mais poderosos inimigos encontrados pelos Guerreiros Z. Já que é apenas um raios de luz, ele funciona mesmo se a diferença de poder for grande. A técnica é inútil se o oponente está usando óculos de sol, evidente no 22º Torneio de Artes Marciais, quando Tenshinhan usa a técnica em Jackie Chun, o afetando enquanto Mestre Tsuru e o Anunciador do Torneio não são afetados pela luz. Nas finais do mesmo torneio, Goku pega emprestado os óculos de sol de Mestre Kame para prevenir o Taiyoken de Tenshinhan e ele é capaz até de atacar Tenshinhan durante a execução da técnica. isto também é provado no 23º Torneio de Artes Marciais quando Goku usa a técnica durante sua luta com Ten, que afeta todos exceto Mestre Kame e o comentador.

CellSolarFlare.png

Cell Imperfeito usando o Taiyoken

A técnica é usada por Tenshinhan durante o 22º Torneio de Artes Marciais (o Taiyoken é uma das técnicas principais de Ten) e depois por Goku, Kuririn, e Cell. Também durante o 22º Torneio de Artes Marciais, Kuririn usa uma versão personalizada chamada Taiyōken Hansha[2] em sua luta contra Goku. Durante o 23º Torneio de Artes Marciais, Goku usa o Taiyoken contra o próprio Tenshinhan, que está usando a técnica Multi-Form. Goku usa novamente durante sua luta contra Vegeta em sua forma Oozaru, para que Goku pudesse ter tempo extra para preparar sua Genki Dama. Durante as batalhas em Namekusei, Kuririn usou o Taiyoken para cegar Dodoria que está o seguindo, após ele e Gohan salvarem Dende. Kuririn faz a técnica um pouco diferente quando ele usa em Dodoria. Porém, ele ainda produz o resultado desejado. Kuririn depois usa-o novamente contra Freeza em sua segunda forma.

ImperfectCellTaiyoken.png

Cell Semi-Perfeito usando o Taiyoken

Após a saga Freeza, é usada várias vezes por Cell, para escapar dos Guerreiros Z, para ajudá-lo em sua missão de absorver Androide 17 e Androide 18, e até no Outro Mundo; até o fim da sua vida, Cell usa o Taiyoken com o sol de fundo, possivelmente para aumentar seu efeito. Kuririn usa o Taiyoken em Cell em uma tentativa de pará-lo para que um avião contendo dois sobreviventes do ataque de Cell fujam, mas Cell consegue alcançá-lo após a decolagem e subsequentemente joga Kuririn no avião, quase o absorvendo se os Guerreiros Z não chegassem a tempo.

CellTaiyoKen.Ep.43.GT.png

Cell usando o Taiyoken em Goku em GT

Mestre Kame usa o Taiyoken em Dragon Ball Z: Atsumare! Goku Warudo. Na saga do Grande Saiyaman, é usada por Goku quando ele luta com Aqua no Torneio do Outro Mundo. Na saga Baby de Dragon Ball GT, Goku Super Saiyajin 4 usa o Taiyoken para cegar Baby Oozaru Dourado para que ele pudesse carregar energia de Gohan, Trunks, e Goten. O Taiyoken normalmente não fez nenhum dano, mas Su Shenlong tinha uma lente especial que amplificava luz solar para níveis letais. Quando Goku joga um Taiyoken pela lente, isso fez um dano considerável em Shu.

Referências

  1. Atsumare! Goku Warudo!
  2. Daizenshuu 7, 1996

Também no FANDOM

Wiki aleatória