FANDOM


SaiyansDBKK
Saiyajin
Planeta de Origem Sadala, depois Planeta Vegeta
Tamanho médio Similar aos terráqueos
Dieta Onívoro

Os Saiyajins (サイヤ人) são uma raça guerreira que foi quase toda extinta por Freeza antes do começo da série Dragon Ball. Eles têm um papel central em Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, e Dragon Ball Super após ser revelado que o protagonista Goku é na verdade um Saiyajin que foi mandado para destruir a Terra.

Visão Geral

Origem

Homing area

Onde os Saiyajins moravam

É revelado em Dragon Ball Super que o planeta de origem da raça Saiyajin é Sadala. No Sétimo Universo, ele foi destruído por lutas entre os próprios Saiyajins, mas ainda existe no Sexto Universo. O planeta Planta foi conquistado pelos Saiyajins após a derrota dos Tsufurujins, e eles o renomearam "Planeta Vegeta", homenageando o seu rei e guerreiro mais poderoso, Vegeta.

SaiyanHouse

As casas dos Saiyajins

O planeta tem uma gravidade natural que é dez vezes maior que a da Terra, que ajuda os Saiyajins a terem mais força que outras raças.

Após Freeza decidir que a raça Saiyajin poderia potencialmente criar uma ameaça à sua tirania, o Planeta Vegeta foi completamente obliterada do espaço, tornando os Saiyajins uma raça quase extinta.

Força Militar

Artigo principal: Exército Saiyajin
Os Saiyajins possuíam um poderoso exército, o Exército Saiyajin. No Ano 737, o exército Saiyajin estava sob o comando de Nappa, que era seu general mais poderoso. O Exército Saiyajin estava empregado sob o Exército Galáctico de Freeza de Freeza, na qual o tirano usaria os guerreiros Saiyajins para conquistarem planetas para ele. O exército emprega vários rankings baseado no poder de luta: os únicos ranks mencionados nas séries são "Elite" e "Classe Baixa", com o criador da série Akira Toriyama confirmando que também existem guerreiros "Classe Média"; quase todos os Saiyajins são classe baixa, há uns dez classe média, e apenas Rei Vegeta e Príncipe Vegeta são guerreiros elites. Este ranking é determinado por poder latente ao nascimento, mas naturalmente, se seu poder de luta aumenta drasticamente depois, eles podem ser promovidos. A força militar teve sua destruição quando Freeza destruiu o planeta, com os únicos sobreviventes sendo Vegeta, Nappa, e Raditz.

Fisiologia

Aparência física

Saiyajins aparecem bem similares aos Terráqueos, com a exceção de sua cauda de macaco e corpos mais musculares. Eles comumente têm cabelo preto escuro, embora há ocasiões na qual alguns têm cabelo marrom, azul, e loiro no anime. Em adição, eles parecem ter corações grandes, como mostrado no coração de Bio-Broly.

Vegeta diz que o cabelo de um Saiyajin puro não muda de aparência desde o dia de seu nascimento. Porém, é aparente que o cabelo pode cair, é por isso que Nappa é careca (ele tem cabelo no especial Dragon Ball Z: Bardock, O Pai de Goku). Este não é o caso de meio-Saiyajins como Gohan, Goten e Trunks que têm comprimentos diferentes de cabelo, e usam seus cabelos de forma diferente durante a série.

Gokuscrubbing

Goku usa sua cauda pra lavar suas costas

Pelos faciais de Saiyajins puros podem crescer. Alguns exemplos são Nappa, Vegeta, Goku, e Paragas que foram vistos com barbas e bigodes.

Todos os Saiyajins parecem ter olhos escuros, embora meio-Saiyajins nem sempre têm como o filho de Vegeta, Trunks, e filha, Bra, têm olhos azuis.

Cauda

Gokuweakness

Chichi puxando o rabo de Goku (sua fraqueza)

Todos os Saiyajins puros nascem com caudas, similares às de macaco e cobertas por pelo marrom. A cauda é uma área sensível para Saiyajins que não treinaram. Quando apertada, ela causa grande dor, e temporariamente paralisa o corpo inteiro. Porém, o Saiyajin pode treinar para superar esta fraqueza, como Goku fez enquanto preparava para o 22º Torneio de Artes Marciais e Vegeta e Nappa antes de vir para a Terra. Após treinarem, a cauda não é afetada se apertada. A cauda é bem flexível, e pode ser usada para pegar coisas, assim como certos primatas fazem. A cauda serve para ajudar Saiyajins jovens com equilíbrio, assim como quando as caudas de Goku e Gohan foram removidos, eles tinham problemas em ficar em pé, e correr ou andar. Quando a cauda de Vegeta foi removida, seu equilíbrio não foi afetado.

Os Saiyajins do Sexto Universo não possuem mais caudas, devido ao seu processo evolutivo ser diferente dos Saiyajins do Sétimo Universo.

Inteligência

Saiyajins são considerados, na maioria das vezes, comparáveis ​​em inteligência aos terráqueos. O traumatismo craniano de Goku e a infância isolada deixaram-no pouco esclarecido sobre qualquer coisa que não se referisse às artes marciais, embora ele gradualmente superasse isso, já que todos os seus professores enfatizavam os valores dos cérebros acima dos músculos. Devido à força de um Saiyajin, seu nível de astúcia é geralmente subestimado, a menos que sua força esteja abaixo da média, como Raditz. Talvez como um subproduto de sua velocidade e reflexos, os Saiyajins também são aprendizes anormalmente rápidos, capazes de processar grandes quantidades de informação dentro de um período limitado de tempo. Isso pode ser visto quando Goku foi capaz de usar o Kamehameha depois de vê-lo apenas uma vez e Vegeta aprender sozinho a sentir o ki apesar de ser dependente de rastreadores durante a maior parte de sua carreira. Apesar de ser uma raça de bárbaros, os Saiyajins não têm problemas para se adaptar à nova tecnologia. Não se sabe se as aptidões Saiyajin são herdadas por seus filhos híbridos, já que a inteligência de todos os híbridos de Saiyajin mostrou ser produto de sua criação (Gohan era ensinado em particular, Trunks cresceu em uma família de cientistas etc). Uma exceção à isso é o Rei Vegeta, que é descrito como tendo uma inteligência acima do normal entre os Saiyajins, tendo sua astúcia comparada à de um Tsufurujin.

Saiyajins também têm uma memória muito boa, tendo lembranças mesmo de quando eram bebês. Isso ficou evidente quando Raditz se encontra com Goku e esperava que ele se lembrasse de seu irmão e de sua missão apenas para descobrir que Goku sofria de amnésia devido a uma severa concussão quando criança. Broly também foi capaz de lembrar o nome e a aparência Saiyajin de Goku, apesar de ambos serem recém-nascidos na última vez que se encontraram.

Apetite

Saiyajins são conhecidos por terem apetites vorazes e aparentemente insaciáveis. Devido à sua enorme força e aura intensa, os requisitos de consumo de energia e nutrientes dos Saiyajins são muito maiores do que os dos terráqueos. Eles são frequentemente mostrados comendo prato após prato de comida, resultando em muitos pratos se acumulando (uma piada recorrente ao longo da série), frequentemente comendo mais comida do que uma pessoa comum poderia comer. Sua anatomia física também requer um metabolismo muito mais alto do que os dos terráqueos, permitindo-lhes consumir grandes quantidades de alimentos enquanto mantêm seu físico muscular. Goku ao final do 21º Torneio de Artes Marciais, quando tinha apenas 12 anos de idade, consumiu às pressas uma refeição de 50 pratos em uma sessão e ainda tinha espaço para a sobremesa. Na Daizenshuu 4, afirma-se que eles não têm preferências quando se trata de comida, embora pareçam preferir carne acima de qualquer outra coisa; isto é sugerido com Vegeta mastigando a carne de uma criatura alienígena no planeta em que ele e Nappa estavam antes de partir para a Terra.

Envelhecimento

De acordo com o Daizenshuu, o tempo de vida de um Saiyajin é aproximadamente o mesmo que um ser humano médio (75 a 100 anos, com exceções mais longas), mas mantém seu pico de saúde, desempenho e aparência até os 80 anos de idade, após o qual o Saiyajin rapidamente envelhece[1]. No entanto, de acordo com Akira Toriyama, sua vida natural em si é mais longa que a dos humanos, mas como uma raça guerreira muitos deles morrem em batalha e, por extensão, em sua vida geral é mais curta. Como explicado por Vegeta perto do final de Dragon Ball Z, os Saiyajins mantêm o seu auge físico por mais tempo pois evoluíram para uma raça guerreira natural, permitindo que eles lutassem por mais tempo. Isto é visto quando Nappa, que era assistente de Vegeta quando Vegeta era uma criança, permaneceu em seu auge e visivelmente inalterado (além de sua cabeça careca) muito depois de Vegeta se tornar um adulto, pois na verdade, Nappa tinha aproximadamente 50 anos de idade quando da chegada na Terra. Chichi reclamou disso em Dragon Ball GT apontando que ela estava ficando mais idosa mais rápido do que Goku. Isso é novamente demonstrado no final de GT quando Pan é vista cem anos depois. Apesar de ter mais de cem anos de idade e ter apenas um quarto de DNA Saiyajin, ela permaneceu forte e relativamente saudável, aparecendo estar na faixa dos 60 anos com apenas cabelos grisalhos e pequenas rugas.

Em termos de desenvolvimento físico, isso difere por Saiyajin como acontece com os terráqueos. A maioria dos Saiyajins de sangue puro parece crescer em fases de surto, como visto através de Goku. Saiyajins parecem idênticos a um bebê terráqueo em seus primeiros anos, embora nasçam com uma cabeça cheia de cabelos com mais frequência do que os terráqueos, mas também parecem crescer a taxas um pouco mais lentas. Goku aos 12 anos de idade tinha aproximadamente o mesmo tamanho que seu futuro filho Gohan (que é meio-terráqueo) teria aos 5 anos de idade. A própria Bulma acreditava que Goku tinha esta idade quando se conheceram mas ficou chocada ao descobrir que ele tinha 12 anos de idade. Com a idade de 18 anos, Goku passou por sua maior fase de surto de crescimento; ele ficou significativamente mais alto e mais musculoso, passando de metade do tamanho de Yamcha para quase igualar-se a ele em apenas três anos. A altura geral uma vez totalmente crescida ainda pode diferir entre os Saiyajins da mesma forma que os terráqueos, já que Vegeta, que é cinco anos mais velho que Goku, é visivelmente mais baixo do que ele.

Reprodução​​

Os saiyajins têm um sistema de reprodução sexual compatível com o dos terráqueos, pois são capazes de produzir descendentes férteis. Isso indica que, apesar de sua fisiologia amplamente aprimorada, os Saiyajins têm genes que são semelhantes o suficiente aos de um terráqueo para evitar condições genéticas debilitantes que vêm com a hibridização, permitindo que os híbridos resultantes nasçam perfeitamente saudáveis ​​e normais. As mães dos Saiyajins de sangue puro nunca estiveram no mangá original, embora tenha havido algumas menções a elas. Quando Raditz diz a Goku sobre a destruição de seu planeta natal no mangá / anime, ele menciona que "seus pais" morreram junto com o planeta. A mãe de Goku, Gine, foi mais tarde revelada em Jaco, o Patrulheiro Galáctico. Além disso, Nappa afirma claramente que ele tinha uma mãe. Mulheres Saiyajin foram vistas na série, incluindo uma mulher Saiyajin segurando uma faca em sua boca mostrada em um trio de Saiyajins quando o Senhor Kaioh diz a Goku sobre sua ancestralidade. Seripa, colega de equipe do pai de Goku, Bardock, e outras mulheres Saiyajins são vistas no especial Bardock - O Pai de Goku. Em Dragon Ball Super houve a aparição de duas mulheres Saiyajins de sangue puro no Torneio do Poder: Caulifla e Kale.

Baseado no desgosto inicial e na animosidade de Vegeta em relação a Gohan quando ele primeiro descobre sobre o nível incomumente alto de poder do híbrido de Saiyajin com Terráqueo, é fortemente sugerido que alguns Saiyajins eram preconceituosos com híbridos e evitavam se reproduzir com seres de outras raças. Como Vegeta afirma que o poder de um híbrido seria muito perigoso até para um Saiyajin puro lutar contra, parece que os Saiyajins eram altamente cautelosos com isso e não há registro de qualquer procriação Saiyajin fora da raça Saiyajin até o casamento de Goku com Chichi e o nascimento de Gohan. Também é possível que os Saiyajins vissem os híbridos como abominações e insultos à sua raça. Ironicamente mais tarde o próprio Vegeta se casa com uma mulher terráquea e tem com ela dois filhos híbridos: Trunks e Bra.

Híbridos de Saiyajins com Terráqueos

Devido à sua fisiologia similar, os Saiyajins e os Terráqueos são capazes de terem filhos híbridos. Enquanto isso sempre foi possível, tornou-se necessário para a sobrevivência da raça Saiyajin já que todas as mulheres Saiyajins do Sétimo Universo haviam sido exterminadas junto com a destruição do planeta Vegeta. A prole resultante geralmente possui as mesmas forças reforçadas dos Saiyajins, desenvolvendo suas habilidades muito mais facilmente que os terráqueos, mas falta o mesmo impulso e instinto para o combate. Saiyajins híbridos, devido a razões genéticas, podem nascer sem cauda, ​​como Goten ou Trunks (Gohan é o único híbrido Saiyajin no mangá / anime que é mostrado com uma cauda Saiyajin), e se o fizerem, eles tem um potencial extraordinário. Os Saiyajins híbridos possuem um potencial maior para se tornarem Super Saiyajins do que os Saiyajins de sangue puro.

Não está claro se todos os híbridos possuem um potencial naturalmente maior do que seus pais Saiyajin, mas as evidências sugerem que sim. Na versão japonesa da saga Saiyajin, Nappa, assim que soube da existência de um híbrido de Saiyajin com Terráqueo (Gohan), sugeriu a Vegeta que eles deveriam se relacionar com os mulheres terráqueas para produzir uma nova raça Saiyajin poderosa, mas Vegeta rejeitou a ideia porque temia que o poder de um mestiço se tornasse muito perigoso. Gohan demonstrou repetidamente um poder oculto que, quando aproveitado, o tornava mais poderoso do que Goku ou Vegeta. Quando ele e Goku treinaram para combater Cell, Gohan não apenas alcançou seu pai, mas o superou antes mesmo de fazer sua transformação Super Saiyajin 2; ele também é conhecido como o mais jovem Saiyajin a atingir essa forma, aos 11 anos. Além disso, ele, Trunks e Goten foram capazes de fazer a transformação para Super Saiyajin aos 8 e 7 anos respectivamente, muito mais jovens do que seus pais, com Trunks e Goten mostrando tamanha facilidade em obter a primeira forma que eles trataram quase como um "brincadeira de criança". A fusão de Goten e Trunks como Gotenks mostra muito, muito mais facilidade em obter até mesmo a forma final, entrando na Sala do Tempo enquanto não pode fazer a primeira transformação. Em não mais do que cerca de uma semana na sala, eles emergiram como um Super Saiyajin 3. Vegeta também afirmou em sua chegada na Terra com Nappa que o potencial de Gohan era maior do que um Saiyajin normal por causa de seu sangue misto.

Transformações

Oozaru

Artigos principais: Oozaru e Oozaru Dourado

GohanGreatApeSaiyansSagaK01

Gohan como Oozaru

A cauda também permite uma transformação Saiyajin especial. Embora seja um ponto fraco para Saiyajins de classe baixa (a maioria dos Saiyajins de classe alta treinaram para eliminar tal fraqueza), a cauda permite ao Saiyajin que transforme numa besta gigante Oozaru com tremendo poder quando olha para a lua cheia. O Saiyajin cresce drasticamente em tamanho e aumenta as forças em dez vezes enquanto muda de aparência. Se a cauda é removida, esta habilidade é perdida. Neste estado, alguns Saiyajins têm controle limitado, mas sua agressividade está no máximo e eles geralmente viram animais com uma raiva destrutiva.

GokuGreatApeDBGT

Goku como um Oozaru Dourado

A nova forma de Oozaru que aparece em Dragon Ball GT, Oozaru Dourado, é uma transformação ainda mais forte que o Oozaru. A capacidade ofensiva fica muito maior, e a raiva é ainda mais intensa que a de Oozaru. Enquanto neste estado, o poder e a força do Saiyajin aumenta extraordinariamente.

Super Saiyajin

GokuSS1FriezaS

Goku é o primeiro a se transformar em Super Saiyajin

Artigo principal: Super Saiyajin
A mais poderosa habilidade de um Saiyajin, porém, é a habilidade de aumentar drasticamente sua velocidade, força e energia transformando-se em um Super Saiyajin. A habilidade é rara e difícil de se conseguir normalmente, mas dá ao Saiyajin poderes além de suas habilidades normais. Saiyajins possuem diferentes transformações Super Saiyajin, cada uma diferente na aparência e o poder que provêm. Para a maioria das formas Super Saiyajin, os músculos aumentam, as íris ficam verde-azulado e seu cabelo fica dourado. Há uma segunda forma, e uma terceira forma de Super Saiyajins e até uma quarta forma foi conseguida onde o corpo do Saiyajin fica coberta em pelo vermelho, o cabelo fica mais escuro e longo, e as íris mudam de cor.

Em Dragon Ball Online, é explicado que muitos terráqueos na Terra são parte Saiyajin, dando a estes poucos a possibilidade de se transformarem em Super Saiyajins. Em Dragon Ball Super, duas mulheres do Sexto Universo, Caulifla e Kale, se transformaram em em Super Saiyajin com a ajuda de Kyabe, mas mulheres Super Saiyajins já apareceram anteriormente em jogos como Dragon Ball Online e Dragon Ball Heroes.

Deus Super Saiyajin

Artigo principal: Deus Super Saiyajin

Goku Kamehameha em Bills

Goku na forma Deus Super Saiyajin

O Deus Super Saiyajin é uma transformação especial que aparece pela primeira vez no filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses. A lenda do Deus Super Saiyajin começa com Yamoshi, um Saiyajin de coração justo que, junto com seus cinco companheiros, lutou contra os Saiyajins maus do planeta Sadala, e Yamoshi se transformou em Super Saiyajin. Porém, os números dos Saiyajins maus eram maiores, e Yamoshi se esgotou e foi derrotado. Porém, seu espírito continua a vagar, procurando por seis Saiyajins de corações justos para que um deles se torne um novo salvador: o Deus Super Saiyajin.[2]

O Deus da Destruição Beerus pegou informações sobre o espírito de Yamoshi em seu sonho profético, e por isso ficou sabendo sobre o Deus Super Saiyajin. O ancião Namekuseijin que escreveu o Livro de Lendas Namekuseijins também sentiu o seu espírito, fazendo ele escrever a lenda do Deus Super Saiyajin no livro.[2]

Goku e Vegeta são os únicos Saiyajins que se transformaram no Deus Super Saiyajin, e após dominarem o poder do Deus Super Saiyajin, eles puderam alcançar uma transformação ainda mais forte: o Super Saiyajin Azul.

Referências

  1. Dragon Ball Super manga
  2. 2,0 2,1 Toriyama Saiyan Q&A, Dezembro 2017