FANDOM


0bumped n

Kibito e o Supremo Senhor Kaioh usando a fusão Potara

Fusão (合体, Gattai) é o processo de fundir dois ou mais seres separados em um, combinando seus atributos, de força e velocidade a reflexos, inteligência e sabedoria. Quando fundidos propriamente, o ser criado tem um grande nível de poder, muito além do que os dois teriam individualmente. Até então, foi mostrado que há pelo menos seis modos diferentes de fundir e que há vários tipos de fusão, sendo Potara e Metamoru as fusões que aumentam o poder de batalha.

Tipos de fusão

Fusão Namekuseijin

Artigo principal: Fusão Namekuseijin

PiccoloNailFusionNV

Piccolo se preparando para fundir com Neil

Fusão Namekuseijin (融合, Yūgō;[1] lit. "Assimilação") é a primeira fusão biológica que aparece na série (fusão mecânica já apareceu com a habilidade de combinação das Máquinas Pilaf). Uma técnica especial única aos Namekuseijins, é mais uma assimilação do que uma fusão, pois um Namekuseijin absorve a energia, força, memória, e inteligência ou modo de pensar de outro. Ambos os participantes devem consentir a fundir desta maneira e geralmente o par concorda que o mais forte dos dois servirá como o hospedeiro. O hospedeiro coloca sua mão no peito do outro e por um método desconhecido, um flash de luz funde eles. Após a fusão, apenas o corpo do hospedeiro sobra, e o não-hospedeiro cessa de existir como um corpo. Também é possível fundir com mais de dois Namekuseijins.

Esta técnica é usada duas vezes na série; em ambos os casos Piccolo tem o papel de absorvidor. Na primeira vez, Piccolo se funde com Neil, o último Namekuseijin Guerreiro, antes de lutar com Freeza; da segunda vez, Piccolo se funde com Kami-Sama antes de lutar com Cell Imperfeito em Gingertown. Porque Kami perde seu corpo após a fusão, as Esferas do Dragão viram pedras. Em ambas ocasiões, o novo Piccolo é forte o suficiente para alcançar ou até derrotar o vilão.

KamiFuseswithPiccolo

Piccolo se funde com Kami-Sama

A fusão resultante ganha um grande aumento de poder; antes da fusão com Kami-Sama, Piccolo (que havia treinado para a chegada dos androides e havia fundido com Neil) havia sido derrotado com um soco no estômago por Androide 17. Porém, após fundir com Kami-Sama, Piccolo consegue equilibrar a luta e até dominá-lo. Ambos o hospedeiro e seu parceiro mantém consciências separadas: enquanto o hospedeiro tem controle do corpo, o seu parceiro pode observar de dentro e é capaz de falar com o consentimento do hospedeiro; durante sua luta com Cell Imperfeito, Piccolo dá credito a Kami-Sama por ter a ideia de fingir estar derrotado para extrair informação de Cell.

No video game Dragon Ball Z: Super Saiya Densetsu, Piccolo pode decidir de fundir com os guerreiros Namekuseijins Maima e Tsumuri quando ele chega em Namekusei. Dende também pode ser parte desta fusão se quiser. Em Dragon Ball Z: Supersonic Warriors, Piccolo absorve Piccolo Daimaoh (ficando realmente completo), e a absorção é suficiente para aumentar sua força ao ponto de ficar igual a Super Boo. No jogo Dragon Ball Heroes, os Namekuseijins, incluindo os avatares dos jogadores, têm a habilidade de usar esta técnica. Em Dragon Ball: Xenoverse, Percel menciona patrulhar uma linha do tempo onde Piccolo Daimaoh havia se fundido com Kami-Sama.

Usuários conhecidos

Dança Metamoru

Artigo principal: Dança Metamoru

SSJ Goten and Trunks fusion pose or dance = Gotenks

Trunks e Goten fazendo a Dança Metamoru

Uma fusão (フュージョン, Fyūjon) feita usando a Dança Metamoru, uma dança desenvolvida por uma espécie alienígena chamada Metamoru que Goku aprendeu no Outro Mundo. Foi introduzida pela primeira vez quando a ameaça de Majin Boo apareceu. A dança resulta em um ser completamente novo com características fundidas de ambos. O novo corpo fundido está vestido em roupa Metamoru; uma veste escura com listas coloridas, calças brancas, cintos e botas. A Fusão dura apenas 30 minutos, após o qual eles se separam de volta ao normal.

No manga, foi dito que há certas restrições na Dança Metamoru ao contrário da fusão Potara, pois os usuários devem ter poder igual e ter altura mais ou menos igual, mas numa entrevista recente, Akira Toriyama disse que é possível se fundir não importa as condições, desde que tudo vá bem e é até possível que várias pessoas se fundam. Cada personagem fica a seis passos do outro, lado a lado. Eles esticam seus braços para fora para que os braços de cada pessoa aponte para longe de seu parceiro, palmas abertas e olhando para frente. Enquanto dizem "Fuuuu..." cada pessoa embaralha seus pés para o lado na direção de seu parceiro. Ambos têm que dar exatamente três passos desta vez. Enquanto fazem isso, cada pessoa balança seus braços sobre sua cabeça para que os dois braços apontem para seu parceiro. Então, enquanto dizem "são..." cada pessoa move seus braços por seu corpo, movendo-os para que a palma aponte para o chão e fechando seus punhos. Ao mesmo tempo, eles devem flexionar sua perna para que fique num ângulo reto, com sua canela apontando para seu parceiro e seu pé fique no nível de seu joelho. Finalmente, cada pessoa grita "Ha!" e estica seu corpo para que ele aponte para seu parceiro. A série de movimentos até o "Ha!" é importante para sincronizar as duas pessoas e também concentrar suas mentes. Mas se você for muito bom nisso, também é possível fundir com apenas o "Ha!". Eles levam seus braços para cima de sua cabeça para que eles apontem "para cima" (em relação a si mesmo) com seus dedos indicadores apontados. Neste ponto os dedos das pessoas devem tocar o de seu parceiro. Se ambos os personagens fizerem isso corretamente, a fusão será um sucesso.

Gogeta photo

Super Gogeta

Eles devem sempre ficar igual um ao outro ou então resultaria numa versão incorreta. Todo o processo é bem curto apesar da longa descrição. Os limites da Dança Metamoru são bem grandes comparados aos outros. Por exemplo, a fusão dura apenas 30 minutos e pode ser diminuído para apenas cinco minutos se muito poder é necessário para manter a forma ou se dano é recebido. Outra fraqueza é sua falta de confiabilidade; por exemplo, em combate, quando dois lutadores decidem fundir e um deles faz a fusão errado, a fusão resultante provavelmente ficaria desesperado para sobreviver, pois ele resultaria numa versão obesa extremamente fraca da fusão sem a habilidade de fugir sem ficar sem fôlego, ou uma versão esquelética e magra que não pode nem ficar em pé, e eles não podem tentar novamente até que a fusão acabe depois de 30 minutos. Porém, em Dragon Ball: O Retorno de Goku e Seus Amigos, Goten e Trunks parecem ter de-fundido imediatamente após fundir em Gotenks gordo, contradizendo a duração de 30 minutos.

Porém, se a fusão for bem sucedida, o novo ser fundido verá que os resultados valeram os riscos, mas inicialmente, para acessar estados avançados como Super Saiyajin, os dois devem primeiro estar transformados no estado antes de fazer a dança, mas com treinamento eles conseguirão aprender a habilidade de transformar mesmo enquanto fundidos. A Dança da Fusão cria um ser que lembra ambas as pessoas antes da fusão, mas podem ter um lado dominante em ambos comportamento e aparência. Uma vez que a fusão tem sucesso e após ela expirar, os dois usuários não conseguirão fundir até uma hora de descanso, como visto pena inabilidade de Goten e Trunks de voltarem a se fundir após eles se separaram contra Super Boo. Porém, este período de uma hora não parece se aplicar a fusões incorretas, pois Goten e Trunks podem se fundir imediatamente após suas formas gordas e esqueléticas se de-fundiram.

No manga Dragon Ball, os únicos personagens a usar a Dança da Fusão são Trunks e Goten. A sua primeira tentativa resulta num Gotenks gordo, e a segunda num Gotenks velho e esquelético, mas a terceira tentativa produz o verdadeiro Gotenks, que luta com Majin Boo. Ele então luta com Super Boo da Sala do Tempo, e depois, como Super Saiyajin 3, na Plataforma Celeste. Esta transformação e seu uso diminui o tempo que eles puderam ficar fundidos.

Em Dragon Ball Z: Uma Nova Fusão: Gogeta, Goku persuade Vegeta a se fundir com ele para formar Gogeta e destruir Janemba. Sua primeira tentativa, porém, resulta num Gogeta gordo chamado Beku, pois Vegeta tinha seu punho fechado quando seu dedo devia estar esticado, pois ele só havia visto a dança uma vez de Goku. A Dança da Fusão também é usada em Dragon Ball GT, quando Goku e Vegeta se fundem em Gogeta Super Saiyajin 4 para lutar com Li Shenlong, mas a fusão acaba antes de Gogeta poder destruí-lo.

Em Dragon Ball Z: Budokai 2, Yamcha e Tenshinhan podem fazer a Dança Metamoru e se tornar Yamhan.

Fusões também serão terminadas se a fusão recebe muito dano. Em Dragon Ball Z: O Ataque do Dragão, Goten e Trunks fundem para lutar com Hildegarn e durante a batalha, o monstro ataca Gotenks com força suficiente para separar Goten e Trunks bem antes do tempo limite de 30 minutos.

Usuários conhecidos

Brincos Potara

Artigo principal: Potara

GokuAndVegetaFusingVegito

Goku e Vegeta se fundindo em Vegetto

A Fusão Potara é feita usando os brincos que os Kaiohshin usam normalmente. Estes brincos combinam os usuários em um novo ser com atributos completos até suas roupas. Esta fusão permite que transformações avançadas como as formas Super Saiyajin serem acessadas mesmo depois da fusão, e embora Velho Kaiohshin comente que eles poderiam fundir em seu poder total no estado, ele diminuiria seu tempo de vida significantemente e não conseguiriam sair da forma. Normalmente, seres fundidos são forçados a ficar juntos para sempre e nunca poderão se separar caso eles gostem ou não. A única exceção é caso a fusão não seja com um Kaiohshin, como no caso de Vegetto, onde a fusão durará apenas uma hora, ou até menos dependendo da quantidade de poder utilizado.

Usar os brincos é bem simples, em comparação à dança da fusão. Cada pessoa põe os brincos na orelha diferente de seu parceiro. A esfera do brinco brilha e os dois usuários são jogados juntos. O novo ser emerge brilhando em luz verde e os brincos ainda em cada das duas orelhas.

Vegetto photo

Vegetto

Na série Dragon Ball, apenas quatro destas fusões são vistas: uma com Vegeta e Goku para formar Vegetto, uma com Kibito e o Supremo Senhor Kaioh para fazer Kibitoshin, outra com Velho Kaiohshin com uma Bruxa Velha, e a última sendo a fusão de Goku Black com Zamasu. Todas estas transformações dá ao novo ser fundido um grande aumento de poder dos dois lados, tanto que Vegetto em sua forma normal consegue dominar completamente Super Boo com Gohan, Goten, Trunks, e Piccolo todos absorvidos em seu corpo antes mesmo de se transformar em Super Saiyajin.

Também parece que numa fusão com um Kaiohshin, o Kaiohshin parece ser dominante. Por exemplo, quando Velho Kaiohshin (que era jovem na época) acidentalmente se funde com a bruxa, a única mudança real é sua idade, sua voz (que fica velha) e os poderes mágicos da bruxa. Também, com Kibitoshin, as únicas mudanças são seu penteado (ele fica com o cabelo de Kibito), sua roupa (ele fica com o uniforme vermelho de Kibito), e suas habilidades (ele ganha todas as habilidades de Kibito e de Kaiohshin). Sua voz não é alterada, e do jeito que ele olha para a história de Majin Boo, ele é claramente mais Supremo Senhor Kaioh do que Kibito. As vozes são um modo efetivo de ver a diferença entre fusões Potara que incluem um Kaiohshin e aquelas que não, pois Vegetto é mostrado com uma voz dupla consistindo das vozes dos dois usuários, similar aos guerreiros da Dança Metamoru, na versão Japonesa e na versão Brasileira.

Outro aspecto da Potara é que quando alguém usa os brincos, o ser fundido terá uma roupa que parece uma mistura das roupas dos dois usuáros (Vegetto) ou apenas uma roupa vista por um dos dois usuários (Velho Kaiohshin, Kibitoshin) ao invés das roupas usadas por guerreiros da Dança da Fusão.

Usuários conhecidos

Absorção

CellImperfectAbsorbingAndroid17

Cell Imperfeito absorvendo o Androide 17

Absorção (吸収, Kyūshū) é uma forma diferente de Fusão, pois ele geralmente involve a consumição de um indivíduo, ao contrário de juntar os poderes. Os usuários mais famosos da absorção são Cell e Boo. Cell usa sua cauda para absorver suas vítimas, enquanto Boo usa seu próprio corpo. Uma técnica similar é usada por Chi Shenlong para controlar um corpo e multiplicar suas habilidades naturais para seu próprio uso destrutivo. Androides 19 e 20 também empregam uma forma de absorção, mas a deles apenas absorve energia de um alvo, ao invés do corpo inteiro do alvo.

A técnica pode ser usada por Majin Boo e Oob no jogo Dragon Ball Heroes.

Usuários conhecidos

União

AboCadoMerge

Kado e Abo se unem

Bibidi pode se unir com seus doppelgangers quando ele não precisa mais deles para agir separados de si mesmo.

As Máquinas Pilaf usadas pela Gangue Pilaf podem se unir em robôs mais fortes: um robô gigante ou um avestruz mecânico.

Os irmãos Beenz Rasin e Lakasei podem se unir em apenas um ser e se separar quando quiserem. Eles usem esta técnica no filme Dragon Ball Z: A Árvore do Poder.

Os irmãos Abo e Kado, que são os antagonistas principais em Dragon Ball: O Retorno de Goku e Seus Amigos, usam sua própria forma de fusão para criar um ser superior, Aka.

Usuários conhecidos

Fusão Máquina Mutante

AuVczYACpj1xU

Androide 17 e Novo Androide 17 fundindo

Em Dragon Ball GT, as Máquinas Mutantes da Tropa Mega Cannon (Nezi, Ribet e Bizu) se fundem para se tornar Super Sigma. Após Goku destruir Super Sigma, General Rilldo absorve os restos deles e se torna Hyper Meta-Rilldo. É apresentado numa maneira que sugere que é uma habilidade de todos os persoangens máquinas mutantes.

Depois na Saga Super 17, a Máquina Mutante Novo Androide 17 se funde com Androide 17 para se tornarem Super 17.

Usuários conhecidos

Possessão

Kami-Sama possui o corpo de Shen para lutar no 23º Torneio de Artes Marciais para lutar e derrotar Piccolo Jr. A Máquina Mutante Baby tem a habilidade de possuir o corpo de uma pessoa; a possessão mais prominente é quando ele possui o corpo de Vegeta, mas no video game Dragon Ball Heroes, ele também pode possuir o corpo de Super Janemba. No jogo de PSP Dragon Ball Z: Shin Budokai, Janemba pode possuir o corpo de Vegeta e transformá-lo em Majin Vegeta. Depois no jogo, sua energia maligna influencia Gohan a ficar com raiva, e aumenta os poderes de Freeza. No manga Dragon Ball Heroes: Victory Mission, que se passa vários anos após Dragon Ball GT, vários Dragões Negros podem possuir outros personagens colocando sua Esfera do Dragão corrompida na testa do personagem.

Usuários conhecidos

  • Kami-Sama + Shen = [Corpo de Shen]
  • Super Janemba + Majin Vegeta = [Corpo de Majin Vegeta] (Shin Budokai)
  • Super Janemba + Gohan = [Corpo de Gohan, consumido em raiva] (Shin Budokai)
  • Super Janemba + Freeza = [Corpo de Freeza] (Shin Budokai)
  • Baby + Vegeta = Baby Vegeta
  • Baby + Trunks = Baby Trunks
  • Baby + Goten = Baby Goten
  • Baby + Gohan = Baby Gohan
  • Baby + Menino Alienígena = [Corpo do Menino Alienígena]
  • Baby + Médico Alienígena = [Corpo do Médico Alienígena]
  • Baby + Mulher Alienígena = [Corpo da Mulher Alienígena]
  • Baby + Hammer = [Corpo de Hammer]
  • Baby + Ax = [Corpo de Ax]
  • Baby + Dollar = [Corpo de Dollar]
  • Baby + Ronge = [Corpo de Ronge]
  • Baby + Super Janemba = Baby Janemba (Dragon Ball Heroes)
  • Ryuu Shenlong + Nimu = [Corpo de Nimu com a Esfera de Seis Estrelas em sua testa] (Victory Mission)
  • Ryan Shenlong + Rezok = [Corpo de Rezok com a Esfera de Duas Estrelas em sua testa] (Victory Mission)
  • Ryan Shenlong + Mizore (Seripa) = [Corpo de Seripa com a Esfera de Duas Estrelas em sua testa] (Victory Mission)
  • San Shenlong + Salaga = [Corpo de Salaga com a Esfera de Três Estrelas em sua testa] (Victory Mission)
  • Chi Shenlong + Nico = [Corpo de Nico com a Esfera de Sete Estrelas em sua testa] (Victory Mission)
  • Su Shenlong + Basaku = [Corpo de Basaku com a Esfera de Quatro Estrelas em sua testa] (Victory Mission)

Fusões Hipotéticas

GokuMr.SatanMX

A fusão entre Mr. Satan e Goku, imaginada por Goku

Na Saga Fusão, Goku decide se fundir com Gohan usando os Brincos Potara, mas Gohan é absorvido por Super Boo antes de conseguir achar o brinco que Goku jogou para ele. Antes de Vegeta chegar, Goku decide que ele não pode fundir com Tenshinhan pois ele está desmaiado e então ele imagina como ele se pareceria se fundisse com Mr. Satan e Dende. Goten é a fusão potara entre Goku e Mr. Satan que foi nomeado como personagem jogável em Budokai 2. A fusão hipotética entre Goku e Dende, Den-Goku, também é imaginária.

Em Dragon Ball GT, Chi Shenlong tenta absorver um pássaro antes dele ser derrotado por Goku. Oob se oferece para fundir com Gohan, Goten, ou Trunks para combater Li Shenlong, mas Goku diz que ele está muito machucado e deveria esperar até depois para se fundir. Li Shenlong é então derrotado sem uma fusão entre Oob e um dos Saiyajins, fazendo disso uma fusão hipotética.

GokuDendeFusionMX

A fusão hipotética entre Goku e Dende, imaginada por Goku

Em 1995, durante este período, a Weekly Shonen Jump número #13 criou um concurso onde os fãs foram encorajados a criar suas próprias fusões. Para começar com os fãs, Akira Toriyama desenhou uma fusão teórica de Piccolo e Kuririn. O resultado foi um pequeno guerreiro com as orelhas de Piccolo e a estrutura corporal de Kuririn. Escrito no texto tem a explicação "Piccolo + Kuririn?! Seria seu nome "Piririn"?!"

Fusion frenzy

As cartas "Fusion Frenzy"

O jogo Dragon Ball Z Collectible Card Game tem cartas "Fusion Frenzy" que mostra fusões de vários personagens. As cartas não mostram o personagem fundido, mas os dois personagens um de cada lado.

Em Dragon Ball Z: Budokai, há uma rápida fusão numa sequência "what-if", onde Cell tenta absorver Androide 18, mas Kuririn tira ela do caminho. Isso resulta num Cell que tem a estatura de um Cell Jr. com o esquema de cores preto e laranja de Kuririn, pontos na testa, e o símbolo da Escola Tartaruga em suas costas.

Tiencha fusion 3

Yamhan em Budokai 2

A série de jogos Budokai também tem duas outras fusões hipotéticas. Yamhan é a fusão de Tenshinhan e Yamcha. Numa breve cena do estágio bônus do modo história encontrado apenas na versão japonesa de Budokai 2, Goku se encontra com Tenshinhan e Yamcha (que então se fundem) na fase do jogo. Budokai 2 também tem absorções imaginárias para Super Boo. No jogo, Boo pode usar sua técnica de absorção como uma cápsula de ataque normal. Se conseguir, Boo absorve um personagem aleatório, recebendo uma nova aparência e algum dos ataques do personagem. Enquanto ele ainda pode usar suas absorções antigas de Gohan e Gotenks, ele também pode absorver Freeza (dando a ele suas partes roxas e o ataque Death Ball), Cell (recebendo os pontos verdes em sua face e também a Genki Dama), Vegeta (ganhando a camiseta azul de Vegeta e o ataque Final Flash), e uma absorção de Tenshinhan e Yamcha ao mesmo tempo (ganhando a roupa verde de Tenshinhan, as cicatrizes de Yamcha, e os ataques Punho de Vôleibol de Tenshinhan e o Sokidan de Yamcha). Boo nunca absorveu estes personagens no manga ou anime.

Em Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi, um dos cenários de Trunks do Futuro tem ele lutando contra Gogeta (em Super Saiyajin 4), que é formado por Goku do Futuro e Vegeta do Futuro durante seu tempo de um dia na Terra em sua linha do tempo.

Fusion1

Dr. Mashirito e Piccolo se fundindo em Jump Super Stars

No jogo Jump Super Stars, Piccolo usa a Dança da Fusão para se fundir com Dr. Mashirito, um vilão de Dr. Slump, num ataque duplo. Este personagem resultante usa um ataque de grito para atacar seus oponentes.

Usuários conhecidos

EX-Fusão

Artigo principal: EX-Fusão

Goririn

Goririn

EX-Fusão (EXフュージョン, EX Fyūjon) é um tipo de fusão que aparece no jogo Dragon Ball Fusions. Usando os Anéis-Metamo criados pela Corporação Cápsula, personagens que não podem se fundir normalmente usando a Dança Metamoru, podem se fundir se usarem a EX-Fusão.

Usuários conhecidos

  • Goku + Broly = Karoly
  • Goku + Kuririn = Goririn
  • Pan + Videl = Pandel
  • Kuririn + Gohan = Kurigohan
  • Beerus + Whis = Beeruswhis
  • Pinich + Vegeta = Pinita
  • Cell + Freeza = Cellza
  • Goku + Gohan = Kuhan
  • Goku + Vegeta = EX Gogeta
  • Vegeta + Trunks do Futuro = Vegenks
  • Janemba + Majin Boo = Janemboo
  • Cell + Androide 16 = Perfect 16
  • Dabura + Mira = Damira
  • Androide 17 + Androide 18 = Número 1718
  • Freeza + Coola = Foola
  • Grande Saiyaman 1 + Grande Saiyaman 2 = Grande Saiyaman 12
  • Piccolo + Gohan = Colohan
  • Piccolo + Paikuhan = Piccohan
  • Grande Saiyaman + Ginyu = Ginyuman
  • Bardock + Goku = Barotto
  • Cell + Androide 17 = Cell 17
  • Majin Boo + Mr. Satan = Majin Satan
  • Arale + Androide 18 = Arale 18
  • Su Shenlong + Goku = Sushinku
  • Jaco + Trunks = Janks
  • Towa + Gine = Towane
  • Ginyu + Freeza = Ginyuza
  • Towa + Arale = Towale
  • Grande Saiyaman + Jaco = Grande Jaco
  • Kibitoshin + Piccolo = Kibicoloshin
  • Kibitoshin + Beerus = Kibeerushin
  • Dabura + Piccolo Daimaoh = Daccolo Daimaoh
  • Piccolo + Kuririn = EX Piririn
  • Gohan + Trunks = EX Gohanks
  • Yamcha + Vegeta = Yamta
  • Yamcha + Tenshinhan = Yamhan
  • Chaos + Gurdo = Chaodol
  • Zarbon + Dodoria = Dodorbon
  • Boter + Yuz = Burce
  • Rikum + Gurdo = Rigurdo
  • Chaos + Tenshinhan = Chaohan
  • Androide 19 + Androide 20 = Número 1920
  • Androide 16 + Androide 17 = Número 1617
  • Chaos + Saibaiman = Chaoman
  • Bra + Pan = Brapan
  • Tullece + Raditz = Tatz
  • Goten + Trunks = EX Gotenks
  • Raditz + Nappa = Rappa
  • Grande Saiyaman + Mr. Satan = Grande Satanman
  • Goku + Beerus = Gorus
  • Tapion + Trunks = Taks

Referências

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.