FANDOM


Freeza é um dos vilões mais significativos no manga Dragon Ball e nos animes Dragon Ball Z e Dragon Ball Super. Ele também faz aparições em vários filmes de Dragon Ball, e também em alguns episódios de Dragon Ball GT. Freeza é um Imperador Galáctico que dirige o Exército Galáctico de Freeza, temido por sua crueldade e poder. Ele é descendente de Chilled, filho do Rei Cold, irmão mais novo de Coola, e pai de Kuriza. Seu nome é um trocadilho da palavra "freezer".

Visão Geral

Design e aparência

FriezaFirstFormPink-RedScouter

Freeza em sua primeira forma

De acordo com Akira Toriyama, o design de Freeza é uma amalgamação do que ele pensava que monstros se pareciam em sua infância. De acordo com a Daizenshuu, Freeza foi inspirado pelo segundo editor de Toriyama, Yuu Kondo. De acordo com a Daizenshuu 2, Toriyama foi inspirado a criar Freeza devido aos eventos da bolha econômica japonesa que ocorreu enquanto ele escrevia a saga Saiyajin, com Freeza especificamente sendo baseado em especuladores imobiliários, que Toriyama diz serem "o pior tipo de pessoa".

Freeza é um dos vilões da série que possuem uma grande série de transformações, cada uma sendo diferente da outra. É implícito por Vegeta e Freeza mesmo que a quarta forma, e a mais poderosa de Freeza é sua forma original, e as outras três são formas que suprimem seu poder para conservá-lo, e também para se manter sob controle. Freeza depois confirma isto enquanto luta com o protagonista principal, Goku. Suas formas revolvem entre conceitos japoneses e ocidentais de demônios. De acordo com uma entrevista feita para a Shonen Jump com Toriyama, a quarta forma de Freeza foi feita para parecer menos e mais fraca porque Toriyama queria ir contra as expectativas que personagens fortes sempre ficam maiores e mais fortes; e trocar isto seria uma história inconvencional.

Introdução

Freeza é introduziido na série como um poderoso imperador galáctico que está involvido no Exército Galáctico de Freeza na qual os Saiyajins, os antagonistas principais até então, são membros. Ele tem um vasto império que tem controle de pelo menos 79 planetas até sua morte (Vegeta visitou o Planeta Freeza 79 após sua derrota na Terra. Naquele tempo, Freeza estava usando aquele planeta como sua base, mas esta ausente enquanto ia para Namekusei. Nem todos os planetas dominados por Freeza são numerados, como Planeta Vegeta). Enquanto o anime e manga não especificam quão larga é a região que Freeza controla, apenas implica que ele controla pelo menos 79 planetas. Porém, seu irmão Coola diz que Freeza dominava o quadrante norte do universo no filme Dragon Ball Z: Uma Vingança Para Freeza. Freeza cria vários exércitos dos planetas que ele conquista, mas sua raça mais utilizada eram os Saiyajins. Freeza ouviu sobre a lenda do Super Saiyajin, um ser com poder sem igual e o único guerreiro que seria uma ameaça a ele, mas rejeita como mitologia; porém, após vários Saiyajins emergirem com potencial grande, Freeza temeu que a lenda do Super Saiyajin fosse realmente acontecer. Então, quando confrontado por Bardock, um Saiyajin cujos poderes estavam aumentando, Freeza destruiu toda a raça Saiyajin aniquilando o Planeta Vegeta, lar da raça Saiyajin. Após analisar as batalhas dos Saiyajins na Terra, suas ações levaram-o em conflito com os heróis da série quando ele tenta possuir as Esferas do Dragão do planeta Namekusei. Embora ninguém ainda pudesse contender com seu poder, o medo de Freeza se realizou quando ele causou a emergência do mítico Super Saiyajin e foi derrotado por ele em uma terrível batalha. Goku, que escapou a tentativa de Freeza de destruir os Saiyajins, havia se transformado em Super Saiyajin, ironicamente, pelas próprias ações más de Freeza.

Personalidade

FriezavsVegeta03

Freeza perde sua compostura após perder sua chance de imortalidade

Em sua essência, Freeza ama morte e destruição, como quando ele aproveita a destruição do Planeta Vegeta. Ele é notável como sendo um dos personagens mais sádicos da série, e sempre tenta fazer seus inimigos sofrerem antes de matá-los. Como todos os vilões em Dragon Ball Z, Freeza também tem um ego que corresponde ao seu poder. Freeza também está completamente consciente da sua reputação de brutalidade, e não faz nenhum esforço em negá-los, como evidente à sua introdução aos Namekuseijins. Embora seja frio de coração e seja dito que ele não liga pra ninguém além de si mesmo, Freeza mostra várias vezes respeito por seu pai, Rei Cold, implicando que ele não é ameaçado pela família (especialmente considerando que é dito em Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 que Cold é mais forte que Freeza; sua menção que seus pais foram os únicos a causar dor em sua forma verdadeira, e também um estatamento de Piccolo que um poder maior estava com Freeza na Terra antes da aparição de Trunks do Futuro). Porém, este respeito não é absoluto, já que mesmo após Rei Cold ser introduzido, Freeza continua a dizer que é o mais poderoso de todos os tempos, embora outros personagens já serem superiores a ele em força.

FriezaFinalFormVsVegeta

Freeza impiedosamente bate em Vegeta

Num senso narrativo, isto mostra como sendo o contrário da personalidade simples e pacífica de Goku, mas se é pra ser intencional é desconhecido. Embora sempre surpreso, Freeza tende a reagir sempre uniformemente, e só é impulsionado a se desesperar quando seu poder máximo começa a diminuir e Goku Super Saiyajin começa a ganhar vantagem durante os momentos finais de sua batalha em Namekusei. Freeza tem orgulho total em suas habilidades, e sempre usa a oportunidade para demonstrá-las (por exemplo não usar seus braços em algumas lutas, matar os inimigos devagar, etc).

Ironicamente, em toda a arrogância e poder de Freeza, ele às vezes tem uma atitude paranoica. Ele destrói o Planeta Vegeta simplesmente pelo mito crescente da existência do Super Saiyajin, embora ele nega acreditar no mito quando um aparece, e também por medo de uma possível revolta Saiyajin.

Também é notável que, diferente de outros vilões primários, Freeza usa linguagens educadas e eloquente ao contrário de outros vilões. Embora tenha esses traços, ele tem o coração frio, ao ponto de ser quase uma máquina em natureza. Ele tende a ver a maioria dos problemas e situações de uma maneira intelectual, ao contrário de uma maneira de vida ou morte (grande parte porque seu imenso poder faz ele acreditar que ele pode derrotar qualquer um se ele quiser). Isto leva ele a subestimar seus adversários, resultando em sua queda. Como um narcisista, ele tende a ser confiante em suas habilidades e sua mente, e reage violentamente a críticas. Por fim, Freeza pode ser visto como outro exemplo de um dominador inspirado por Maquiavel, com determinação implacável para conseguir poder.

Formas e transformações

Com o tempo, o poder de Freeza se tornou tão grande que seu corpo não o poderia conter, e uma série de transformações físicas foram criadas para limitar seu poder real. Enquanto outros seres em Dragon Ball Z transformam para aumentar seu poder, Freeza transforma para restringir e controlá-lo. Sua forma verdadeira é sua quarta forma, com cada das suas outras transformações feitas para diminuir seu poder para esconder de seus inimigos. Freeza também diz após transformar na sua segunda forma que ele acha difícil controlar seu poder devido à imensidade de sua força. Isto sugere que a segunda e terceira formas são aumentações físicas que permitem que Freeza ganhe força suficiente para reverter à sua forma verdadeira.

Ao todo, Freeza demonstrou quatro estados de transformação, cada um com poder maior (alguns maiores que outros e cada resultando em atributos físicos diferentes). Freeza pode usar estas transformações para diminuir seu poder de propósito para tormentar seus oponentes para dar a eles uma falsa sensação de esperança.

Primeira forma

Artigo principal: Super Transformação Aterrorizante

FriezaFirstFormEp78

Freeza em sua primeira forma, sem sua armadura

Em sua primeira forma, Freeza é um humanoide baixo, com um crânio com dois chifres que nascem num ângulo de 45 graus. Ele também tem uma cauda grossa com um final espetado, capaz de rachar o chão quando batido, e também tendo três dedos nos pés. Ele tem seções roxas na sua cabeça, ombros, e abdomen. Suas partes rosas com linhas aparecem nos seus braços, pernas e bochechas e também sua pele lilás em sua face, pés e mãos. Ele tem pupilas vermelhas e seus lábios são vermelho escuro. Ele usa a mesma armadura que muitos dos seus subordinados (incluindo os Saiyajins) usam. Enquanto viaja, ele dá a aparência de fraqueza usando exclusivamente sua hoverchair como transporte, deixando seus homens fazerem o "trabalho sujo". Nesta forma, Freeza parece ser baixo em tamanho, que é mostrado ser verdadeiro nas raras ocasiões quando ele levanta de sua hoverchair. Seu poder de luta é dito ser 530.000 por si mesmo no manga (na dublagem brasileira do anime, foi mudado para 53.000), quando ele luta com Neil. Ele usa esta forma novamente quando foi revivido por seus soldados de elite em Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza.

Segunda forma

Frieza100Million

Freeza em sua segunda forma

Sua segunda forma é similar em aparência à primeira, mas muito maior, ambos em altura e massa muscular, que pode ser visto em seu peito e estômago. Freeza clama que seu poder dobrou neste estado, a qual ele diz ser mais que 1.000.000. Ele também tem chifres mais longos, que ao invés de serem de lado do crânio agora eles curvam para cima. Sua armadura não pode conter esta forma e se quebra, levando-o com uma armadura natural cobrindo seu peito e ombros. Ele tem seções roxas em seu ombro e abdomen, e seções laranjas em seus antebraços e canelas. Nesta forma, ele lembra o seu pai Rei Cold.

Terceira forma

FriezaThirdFormNV

Freeza em sua terceira forma

A terceira forma de Freeza é ainda mais bruta, com um crânio extremamente alongado. Suas características faciais se contorcem e mudam, e seu nariz se junta com sua boca para formar um bico. Seus chifres originais diminuem e agora são brancos, saindo aos pares no comprimento de sua cabeça. Dois pares de espinhos nascem de suas costas e curvam para cima, e a armadura em seus ombros levantam para cima como ombreiras. Ele anda com uma ligeira corcunda, como se o esforço de suportar sua cabeça fosse grande até para o próprio corpo de Freeza. Freeza diz que ninguém tinha visto esta forma antes (o que nos faz acreditar que Freeza em sua segunda forma, era mais que suficiente para derrotar qualquer outro inimigo no universo). Embora poderoso, Freeza passa menos tempo nesta forma do que em qualquer outra; ficando apenas um episódio. Aparentemente, a batalha de Freeza com Piccolo foi a primeira vez que ele mostrou esta forma para um oponente.

Quarta forma hipotética

Episode 83 hff

A quarta forma hipotética de Freeza

A quarta forma hipotética de Freeza é uma forma imaginada por Kuririn quando Freeza anuncia que vai se transformar em sua forma final no manga e anime. A forma também aparece como uma técnica para Freeza no jogo Dragon Ball Z Collectible Card Game. No geral, ela parece similar à sua terceira forma com dois chifres adicionais, dentes afiados, e uma língua roxa longa. Também, no manga, os ombros ficam mais espetados.

Quarta forma

FriezaFinalFormEp84

Freeza em sua quarta forma

O título japonês do capítulo 304 do manga refere a este estado como Super Freeza (超フリーザ, Sūpā Furīza). Esta é a forma mais reconhecida de Freeza. Diferenciando drasticamente de suas outras transformações, em sua forma final, Freeza retorna, com sua forma antiga rachando e quebrando como uma casca, e se tornando uma pequena, branca, e quase inofensiva criatura; seus chifres e espinhos desaparecem e seu físico fica simplificado. Sua pele fica um branco puro com seções roxas em sua cabeça, ombros, antebraços, abdômen e canelas. Todos os ferimentos em suas outras formas são curados. Esta forma é a que Freeza nasceu, então é sua forma "verdadeira". Esta é a forma que permite que ele atinja seu potencial máximo. De acordo com ele, as únicas pessoas que já o feriram nesta forma foram seus pais.

No jogo de PSP Shin Budokai, Freeza conseguiu controlar sua forma verdadeira, e portanto não precisa mais usar as outras três formas para suprimir seu poder já que ele é capaz de suprimir sem usá-las. Em um cenário em Supersonic Warriors, Freeza consegue imortalidade após um desejo para Shenlong, que o muda de sua forma Mecha de volta para sua forma Final. Graças a seu corpo imortal, ele ganha poder suficiente para derrotar Cell do Presente, vaporizando-o com uma poderosa Death Ball. A forma imortal de Freeza é seu estado LV3 no jogo, com sua forma final regular sendo seu LV1 e sua forma Mecha sendo seu LV2.

50% de poder

FRIEZAFINALFORM

Freeza usando 50% de seu poder

Quando Freeza usa entre 50%-70% de seu poder em sua forma final, sua massa muscular aumenta bastante, mas nem tanto quanto seu poder máximo. Freeza usa esta forma após concluir que sua forma final regular não está derrotando Goku e então aumenta para 50%. Antes de aumentar para 50% para lutar com Goku, Freeza diz que ele nunca teve que aumentar para 50% para lutar com um oponente antes, já que todos que ele já lutou previamente foram derrotados por seus níveis menores de poder. Quando ele vê que está fácilmente derrotando Goku neste ponto, ele diminui seu poder um pouco e continua a derrotá-lo. Freeza depois aumenta para 70% para lutar com Goku Super Saiyajin, antes de finalmente começar sua transformação para seu Poder Máximo. Freeza depois volta para 50% enquanto luta com Gohan, e depois aumenta de volta para Poder Máximo quando Goku volta.

100% Poder Total

FullPowerFrieza

Freeza em sua forma Poder Máximo

Quando Freeza usa entre 85%-100% de poder em sua forma final, ele aumenta grandemente sua massa muscular (sem diminuir sua velocidade). Ao 100%, este é literalmente o pico do potencial de Freeza e o máximo de poder que seu corpo pode usar; sua massa muscular aumenta comparada à sua antiga forma elegante. Com poder absoluto, ele é capaz de fazer Goku Super Saiyajin se esforçar durante a batalha final no planeta Namekusei. Porém, devido à seus danos anteriores e o esforço de seu corpo, ele não é capaz de lutar ao máximo por um longo tempo, mas continua a enfraquecer. Também, Goku diz que ele estava se segurando para testar os limites do poder total de Freeza até Porunga aparecer. O poder de luta de Freeza nesta forma é 120.000.000.

Frieza post battle RoF

Freeza em seu poder máximo em O Renascimento de Freeza

Ao tempo de Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza, Freeza não precisa mais aumentar seus músculos para usar seu poder máximo, possívelmente devido a treinamento.

A forma 100% de Freeza pode ser usada em Supersonic Warriors por qualquer forma de Freeza: Forma Final (LV1), Forma Mecha (LV2), e Forma final Imortal (LV3); ao contrário do manga e anime, Freeza pode ir a 100% instantaneamnte e sem ganhar nenhum músculo extra. Na sequência, Supersonic Warriors 2, Freeza pode usar seu poder máximo usando uma técnica chamada Ativação 100% que, ao contrário do jogo anterior, não aumenta seus músculos mas lhe dá uma aura branca e roxa. No modo história do jogo de PSP Shin Budokai, Freeza diz ter controlado sua forma 100% enquanto no Inferno, podendo subir instantaneamente e sem o risco de perder nenhum poder, podendo ficar na forma por tão longo quanto ele quisesse. Mais tarde na história, Freeza absorve uma grande quantidade de energia maligna, fazendo-o mais forte que qualquer um no planeta.

Mecha Freeza

FriezaFinalFormRobotNV

Freeza em seu estado sintético

Mecha Freeza (メカフリーザ), é Freeza reconstruído com aumentos cibernéticos por cientistas sob as ordens de Rei Cold após o que restou do ainda vivo Freeza foi salvo após estar fisicamente arruinado quando foi pego na destruição do Planeta Namekusei. Toda a parte inferior de seu corpo e lado direito da sua face foi refeita com metal cobrindo o pouco restante de sua parte orgânica. Estes aumentos o permitiram exceder seus limites impostos em sua forma orgânica, mas o quanto é desconhecido. No manga, Gohan diz que ele não estava nem perto do poder que ele usou contra Goku, mas Vegeta diz que ele estava muito mais forte que antes.

Última Evolução: Forma Dourada

Artigo principal: Última Evolução: Forma Dourada

Golden Frieza art

Última Evolução: Freeza Dourado

Uma transformação conseguida por Freeza em O Renascimento de Freeza, neste estado Freeza é referido como Freeza Dourado. Freeza consegue esta forma durante o tempo que ele passou treinando para sua invasão do Planeta Terra e sua vingança contra os Saiyajins. Freeza nesta forma fica totalmente dourado e tem partes roxas em sua cabeça, abdômen, pés, mãos, antebraços e em seu rosto e fica com uma aura de fogo.

Formas de video games

Mecha Freeza Armadura Completa

Full armor mecha frieza

Mecha Freeza armadura completa

Mecha Freeza Armadura Completa aparece no videogame Super Dragon Ball Z, esta forma é uma versão mais forte de Mecha Freeza (chamada de Ciborgue Freeza no jogo): esta forma tem um lançador de foguetes acoplado em seu ombro, a munição para o qual estão guardados atrás de seu outro ombro, ele tem um cinto de explosivos ao redor de sua cintura, e sua cauda é aumentada com armadura adicional.

Majin Freeza

Artigo principal: Controle da Mente de Babidi

Majin Frieza full

Majin Freeza

Freeza aparece nesta forma em Dragon Ball Z: Budokai 2. O poder de Freeza aumenta grandemente nesta forma, ao ponto de poder lutar com Goku Super Saiyajin 2. Na história, ele e Cell são revividos e transformados em Majins por Babidi. Porém, eles são novamente derrotados por Goku e os outros Guerreiros Z. Quando Majin Boo mata Babidi, Freeza e Cell voltam ao normal e não lembram nada de serem contorlados por Babidi. Após isso, eles são derrotados e absorvidos por Super Boo, e mandados ao Inferno após Super Boo é derrotado. Sua aparência sob o controle de Babidi é diferente pois ele tem a marca Majin em sua testa.

Freeza (possuído por Janemba)

Artigo principal: Janemba

Frieza (Evil Energy absorbed)

Freeza possuído por Janemba

Em Shin Budokai, Freeza absorve e começa a gerar energia maligna para aumentar seus poderes. A presença de energia maligna dentro de si causa ele a começar a se tornar Janemba, e aumenta seus músculos para o tamanho que eles ficam quando ele usa seu Poder Máximo. Freeza tenta destruir o planeta, mas é derrotado por Kuririn e Androide 18 após sua energia positiva o enfraquece, e é mandado ao Inferno. Enquanto no Inferno, fica implícito que Freeza se transformou completamente em Janemba pela energia maligna que ele gerou.

Quinta Forma

No final de Coola no Novo Torneio Mundial no jogo de PSP Dragon Ball Z: Shin Budokai - Another Road, Freeza consegue a quinta forma após algum tempo de sua luta com Coola, mas não é vista na tela: após Freeza congratular Coola por ter vencido o torneio, Coola decide que ele e Freeza vão destruir os Saiyajins com seus poderes e ele quer ter outra batalha com seu irmão para mostrar ao universo o verdadeiro poder de sua família. Os dois então se transformam (mas apenas Coola é visto), e atacam Goku e Vegeta.

Dark Freeza

Artigo principal: Magia Negra de Démigra

Friezascrollscene 1

Dark Freeza em Xenoverse

Em Dragon Ball: Xenoverse Towa usa sua magia negra para dar a Freeza o poder de virar Dark Freeza. Enquanto neste estado Freeza é bem mais forte do que era originalmente. Sua aparência muda um pouco, seus olhos se tornam vermelhos e ganha uma aura negra. Dark Freeza pode usar sua primeira forma, forma final e sua forma 100%.

Modo Vilão

Artigos principais: Magia Negra de Démigra e Modo Vilão

Dark frieza

Freeza no Modo Vilão em Xenoverse

Durante o final de Xenoverse, Démigra revive Freeza e lhe dá seu Modo Vilão à sua forma 100% de poder, seu corpo fica roxo, seus olhos ficam vermelhos, e ele ganha duas linhas negras que vão do fundo de seus olhos até o seu queixo.

Fundido com as Esferas do Dragão Negras

Freeza Xeno Ball

Freeza Xeno fundido com Esfera Negra de Uma Estrela

Em Super Dragon Ball Heroes: Dark Demon Realm Mission!, após as Esferas do Dragão Negras se espalharem pelo tempo e espaço, A Esfera de Uma Estrela se funde com Freeza, durante sua batalha contra Goku Super Saiyajin em Namekusei. Isso faz a forma final de Freeza ser forte o suficiente para derrotar Goku Super Saiyajin, e com 100% de seu poder, consegue lutar com ambos Goku Super Saiyajin e Goku Xeno.

A aparência de Freeza nesta forma muda um pouco, com seus olhos ficando completamente brancos, e a Esfera do Dragão Negra aparecendo em seu peito, com linhas pretas saindo dela.

Galeria

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.