Dragon Ball Z: Super Butōden (ド ラ ゴ ン ボ ー ル Z 超 武 闘 伝, Doragon Bōru Zetto Chō Butōden, lit. "Dragon Ball Z: Super Fighting Story") é um jogo de luta e o primeiro da série de jogos Butōden. Foi lançado para o Super Famicom (Super Nintendo) no Japão em 20 de Março de 1993 e na França e na Espanha em 30 de Novembro de 1993.

Visão Geral

Fgd89fddg8f0dfd09fd90fdf9

Goku contra Vegeta na floresta

Super Butōden começa com 8 personagens jogáveis e 5 outros personagens que serão desbloqueados, para um total de 13 personagens jogáveis no jogo. Seu modo de história abrange a Saga Piccolo Jr. até a conclusão da Saga Jogos de Cell.

O jogo apresenta estágios 2D planos divididos por uma borda de tela dividida por código de cores que diz aos jogadores o quão perto eles estão do adversário. O combate pode ocorrer no chão ou no ar. Um radar localizado abaixo das barras de energia e energia informa onde os personagens estão no palco. Também há movimentos especiais exclusivos e "super movimentos" para cada personagem (Kamehameha de Goku, Resplendedor Final de Vegeta, Impacto Infernal do Androide 16, etc.). Os jogadores podem combater super movimentos esquivando-se, bloqueando ou envolvendo uma luta de rajadas de ki.

Modos de Jogo

Modo História

Cellvegeta-300x261

Cell Imperfeito contra Vegeta

  1. Goku vs. Piccolo
  2. Goku ou Piccolo vs. Vegeta
  3. Goku ou Piccolo vs. Freeza
  4. Goku ou Piccolo ou Vegeta vs. Androide 20
  5. Goku ou Piccolo ou Vegeta vs. Androide 18
  6. Goku ou Piccolo ou Vegeta vs. Cell Imperfeito
  7. Goku ou Piccolo ou Vegeta vs. Androide 16
  8. Goku ou Piccolo ou Vegeta vs. Trunks do Futuro
  9. Goku ou Piccolo ou Vegeta vs. Gohan
  10. Goku ou Piccolo ou Vegeta ou Trunks do Futuro ou Gohan ou Androide 16 vs. Cell Pefeito
  11. Goku ou Piccolo ou Vegeta ou Trunks do Futuro ou Gohan ou Androide 16 ou Mr. Satan vs. Cell Perfeito (Batalha Secreta)

Modo Torneio

O Modo Torneio é um modo em que 8 jogadores podem selecionar um personagem e competir uns contra os outros dois por vez. Cada partida está marcada na arena do Torneio de Artes Marciais. O vencedor recebe um troféu.

Combate

O jogador pode lutar usando os 13 personagens disponíveis no cenário desejado de forma desejada, sozinho ou em multijogador local.

Personagens

Jogáveis

DBZSB1 GokuVege

Goku e Vegeta em Super Saiyajin na Arena do Torneio de Artes Marciais

Secretos

Outros

  • Mr. Satan: para vê-lo no jogo, a dificuldade deve ser definida em 3 ou 4, e cada batalha do modo história deve ser feita com um determinado personagem. Esses personagens são, em ordem: Goku, Goku, Goku SS, Piccolo, Vegeta SS, Piccolo, Goku SS, Vegeta SS, Goku SS e Gohan Jovem. Durante a primeira vez que ele é selecionado para combater Cell, ele o provocará, jogará fora sua capa e tentará lutar contra ele, apenas para ser derrubado. Na segunda vez que ele é escolhido, ele vai reclamar de uma dor de estômago e cair antes que a luta possa começar. Depois destas duas vezes, Mr. Satan desaparecerá e o jogador deve escolher entre Goku ou Gohan e depois derrotar Cell para ver o final real do jogo.

Estágios

Recepção

O jogo vendeu 1.5 milhões de cópias no Japão[1] e continua sendo o jogo mais vendido de Dragon Ball no Japão.

Curiosidades

  • Este é o primeiro jogo de luta da franquia Dragon Ball.
  • Este é o único jogo da série Super Butōden à caracterizar a habilidade de voar rapidamente até o adversário para derrubá-los.
  • Muitas vezes acham que não há como carregar o ki no jogo, como pode ser feito nos seguintes jogos da série. No entanto, mantendo pressionado para baixo os botões do controle enquanto voa faz com que o medidor de ki do personagem recarregue mais rápido.

Referências