FANDOM

Dragon Ball Z: Bardock, O Pai de Goku (ドラゴンボールZたったひとりの最終決戦~フリーザに挑んだZ戦士孫悟空の父, Doragon Bōru Zetto: Tatta Hitori no Saishū Kessen ~Furīza ni Idonda Zetto Senshi Son Gokū no Chichi~; lit. "Dragon Ball Z: Uma Batalha Final Solitária 'O Pai do Guerreiro Z, Goku, que Enfrentou Freeza'") é o primeiro episódio especial de Dragon Ball Z, foi ao ar originalmente em 17 de Outubro de 1990 entre os episódios 63 e 64. O Especial foi relançado em box set remasterizado junto com Dragon Ball Z: A História de Trunks.

Enredo

Esse especial conta a história de Bardock, um guerreiro Saiyajin de classe baixa. No início da história, seu filho Kakarott acabara de nascer no Planeta Vegeta e está sendo preparado para ser enviado ao planeta Terra para destruir toda vida existente no mesmo. Enquanto isso, Bardock e seus soldados de elite estão em uma missão para exterminar todas as formas de vida do planeta Kanassa. Depois de aparentemente cumprirem a missão, Bardock e seu grupo descansam e celebram a vitória até que Toolo, o único guerreiro restante do planeta, pega-os com a guarda baixa e decide dar a Bardock o "dom" de visualizar o futuro. Isso o permite enxergar a destruição do planeta Vegeta, além de praticamente toda raça Saiyajin pelas mãos de seu mestre, Freeza. Ele também vê a salvação do planeta Terra pelas mãos de seu filho, Kakarotto.

Essa premonição se torna realidade quando Freeza decide destruir toda a raça dos saiyajins. Dentro de sua nave, Freeza está sendo informado por seus dois capangas, Zarbon e Dodoria, sobre as ocorrências nas sua rotina interplanetária de conquistas e comércio galático. As notícias recentes revelam que a força dos saiyajins cresce constantemente depois de cada batalha. Zarbon informa Freeza que um grupo de saiyajins de classe baixa acabara de dominar o planeta Kanassa em apenas alguns dias. Dodoria afirma que esse serviço estava para ser concluído há meses e que nem mesmo os esquadrões de elite de Freeza poderiam dominar este planeta com tanta facilidade. Assim, Freeza decide agir para evitar maiores repercussões, já que os saiyajins podem se apresentar como uma grande ameaça no futuro. Zarbon aconselha seu mestre a eliminar a crescente ameaça antes que se torne um problema maior e então Dororia e seus soldados de elite são ordenados a erradicar Bardock e seus companheiros.

Bardock dispensa as visões que teve e vai se juntar com seus colegas de equipe no Planeta Meat, mas logo descobre que todos eles estão mortos, sendo massacrados por Dodoria e seus soldados. Ele enfrenta e derrota todos os soldados, mas é facilmente vencido por um único raio saído da boca de Dodoria. Ele é deixado gravemente ferido, mas consegue voltar para o Planeta Vegeta, passando ao lado da nave de seu filho Kakarotto que estava sendo enviado à Terra. Bardock tenta convencer os saiyajins do planeta, mas todos riem dele, levando Bardock a enfrentar seu mestre sozinho.

Matando muitos dos soldados mais fracos e usando seu ataque mais forte no próprio Freeza para tentar se vingar em nome de todos que foram mortos a mando do tirano, Bardock parece estar sendo capaz de mudar o futuro. Porém, Freeza contra-ataca com sua Supernova, que mata Bardock e muitos de seus próprios soldados, destruindo o Planeta Vegeta, enquanto ri de forma maníaca, considerando tudo aquilo um mero espetáculo com fogos de artifício. Enquanto estava prestes a morrer, Bardock vê uma última visão do futuro: seu filho Kakarotto enfrentando Freeza, tendo certeza de que seria ele que derrotaria o tirano; Bardock dá um último sorrido enquanto desintegra-se junto com o planeta. Depois de sua derrota, Bardock deseja que seu filho se cuide. No mesmo momento, Goku, ainda dentro da nave espacial, acorda.

Em outro lugar, após acabar uma missão em um planeta distante, Vegeta é informado da destruição de sua terra natal. Seu orgulho o impede de expressar o choque, mantendo-se sem emoção ou reação. Logo em seguida, a nave de Goku toca a Terra, onde é encontrada por um velho chamado Son Gohan. Goku sorri nos braços do senhor, que decide cuidar do menino como seu próprio filho, recebendo dele seu nome terráqueo. O filme termina com uma montagem com muitos dos feitos heroicos de Goku na terra, levando em fim a sua batalha contra Freeza.