FANDOM

DBallv1

Dragon Ball (ドラゴンボール, Doragon Bōru) é um manga japonês feito por Akira Toriyama publicado na Weekly Shonen Jump, de 1984 até 1995 e originalmente compilado em 42 livros individuais chamados Tankōbon (単行本) lançados de 10 de Setembro de 1985 até 4 de Agosto de 1995.

Visão Geral

Sumário

A história de Dragon Ball segue a vida de Son Goku, um menino com rabo de macaco baseado na história tradicional chinesa Jornada ao Oeste, de sua vida e aventuras quando criança até ele se tornar um avô. Durante sua vida, ele lutou muitas batalhas e eventualmente se torna o maior lutador de artes marciais do universo. Porém, não sem ajuda: o manga tem um grande elenco de heróis e vilões que trazem o conflito que dirige a história.

Produção

DBMangaLogo

Logo do manga Dragon Ball

Após o sucesso de seu anterior mangá, o Dr. Slump, Akira Toriyama queria quebrar as influências ocidentais comuns em sua outra série. Quando começou a trabalhar em Dragon Ball, ele decidiu modelá-lo vagamente no clássico romance chinês Journey to the West, ou em português, Jornada ao Oeste.

Dragon Ball foi uma versão reconstruída de uma série de mangás de one shot que ele criou: Dragon Boy, que inicialmente foi serializado em Fresh Jump e foi lançado em um único volume em 1983. Este breve trabalho combinou o estilo cômico de Dr. Slump com mais ação. Toriyama observa que seu objetivo para a série era contar uma história "não convencional e contraditória".

Originalmente não tão popular quando lançado pela primeira vez, depois do arco do Imperador Pilaf, Akira decidiu escrever em um Torneio Mundial de Artes Marciais, uma tendência no manga que era muito popular na época. Akira Toriyama também foi informado por seu editor, Kazuhiko Torishima, de que Goku era considerado "bastante meigo", e assim o Mestre Kame foi trazido de volta e Kuririn foi apresentado na série.

Relações com o Anime

Dragon Ball também teve uma adaptação para anime chamada de Dragon Ball, contando do arco do treinamento de Goku ao arco de Piccolo Daimaoh, e uma continuação chamada de Dragon Ball Z foi feita contando o arco dos Saiyajins até o arco Majin Boo. O anime é fiel ao mangá porém teve suas diferenças, principalmente a continuação Dragon Ball Z, onde apresentou um maior número de episódios Fillers (episódios feitas apenas para o anime, e que não aparecem no mangá) além de duas sagas também Fillers, a Saga Garlic Jr. e a Saga do Torneio do Outro Mundo, com alguns outros episódios a mais como "mini-sagas" durante os arcos principais.

O mangá de Dragon Ball terminou no arco Majin Boo mas o anime teve mais continuações, como Dragon Ball GT e Dragon Ball Super, que também tem mangás mas não são originais; Dragon Ball GT por exemplo, teve seu mangá lançado anos depois do anime, e Dragon Ball Super tem seu mangá narrando fatos diferentes dos apresentados no anime, com mais ou menos acontecimentos.

Arcos da História

  1. Arco Treinamento do Son Goku (capítulo 1 ao 54)
  2. Arco Red Ribbon (capítulo 55 ao 112)
  3. Arco do Piccolo-Daimaoh (capítulo 113 ao 194)
  4. Arco dos Saiyajins (capítulo 195 ao 241)
  5. Arco de Namekusei/Freeza (capítulo 242 ao 329)
  6. Arco dos Androides/Cell (capítulo 330 ao 420)
  7. Arco Majin Boo (capítulo 421 ao 519)