Dragon Ball Wiki Brasil
Advertisement
GokuGohanHyperbolicTimeChamber

Goku e Gohan entram na Sala do Tempo

A Sala do Tempo (精神と時の部屋, Seishin to Toki no Heya), também chamado de Morada do Tempo, é um lugar localizado na Plataforma Celeste. Um ano dentro da sala é equivalente a um dia fora. Um passo adiante na área de treinamento e a gravidade passa ter o efeito da gravidade da Terra aumentada dez vezes (A mesma do Planeta Vegeta, Planeta Zoon, e o Planeta do Senhor Kaioh); o ar fica mais denso e a temperatura flutua na medida em que se aprofunda na área de treinamento.

Descrição[]

155 6

Goku e Gohan na Sala do Tempo

A Sala do Tempo tem uma entrada em seu centro, localizado em um prédio central com duas asas no lado com dormitório, banheiro e suprimento de comida. Não há dia ou noite na sala, o ambiente fica sempre numa constante aurora branca. Seu chão refletivo é de uma área indefinida e acredita-se que se estenda infinitamente em todas as direções, mesmo que pareça ter uma atmosfera definida limitando seu tamanho. Goku explica para Gohan durante sua visita à sala que o ar fica incrivelmente denso bem além do centro, o que pode ser ameaçador já que a Sala do Tempo não tem uma fronteira definida.

A Sala do Tempo representa uma dimensão separada daquela da Terra. Durante os eventos da Saga do Sobrevivente Granola, os personagens Granola e Gas fazem desejos para as Esferas do Dragão para se tornarem "o guerreiro nº 1 do universo", e se tornaram mais fortes que Goku e Vegeta. Porém, o desejo não os deixou mais fortes que Freeza, que estava treinando numa Sala do Tempo, que é considerada outra dimensão e portanto Freeza não estava "no universo".

A dilatação do tempo que ocorre na Sala do Tempo é que um dia do tempo real é equivalente a um ano na Sala, ou 1 minuto do tempo real é aproximadamente seis horas na Sala. Há dois relógios de areia gigante adornando os lados do prédio que contam o ano dentro da câmara. Um relógio no teto da parte principal do prédio diz o tempo aplicável no mundo real.

Isso essencialmente permite a alguém entrar na Sala do Tempo e receber o treinamento equivalente a um ano dentro de apenas um dia.

2154215458

Gohan e Goku no banho da Sala do Tempo

A gravidade na Sala do Tempo é descrita como sendo "diferente", mas não parece ser muito maior que a da Terra. A gravidade da área de treinamento é 10g. O primeiro passo de Gohan além do prédio o trouxe ao seu joelho (isso não acontece no manga Dragon Ball, que explica como a gravidade seria "diferente" no prédio); Trunks também teve alguma dificuldade com a gravidade, mas Goku e Vegeta já estavam acostumados com níveis muito maiores que o da sala quando eles a usaram.

A temperatura na área de treinamento flutua rapidamente, indo de -40 °C para 50 °C, e a pressão do ar é um quarto da da Terra. Goku, Gohan, Vegeta e Trunks do Futuro são os únicos personagens vistos indo a fundo na sala. É desconhecido se Piccolo, Goten, ou Trunks foram, mas é bem possível que qualquer um dos três não teria problema com isso.

Goten kid turnks4

Goten e Trunks dentro da Sala do Tempo

A porta de madeira é um portal entre a Terra e a Sala do Tempo, e é a única maneira de viajar entre as duas dimensões sem abrir buracos nas paredes dimensionais.

A sala só pode ser entrada por dois dias (ou dois anos) de uma vez, se alguém tenta ficar mais, eles não serão capazes de sair, deixando-os no nada e não permite que ninguém mais use a porta. Também, só há provisões para acomodar duas pessoas para o ano total. Isso é mal-interpretado como um limite de duas pessoas dentro da sala, mas deve ser notado que na Saga Boo quatro pessoas no total entram a sala pela porta principal. Vegeta e Trunks do Futuro são os únicos a ficar na sala por dois dias completos, mas devido à sua falta de dominância na forma Super Saiyajin, eles aumentaram seus poderes menos que Goku e Gohan tiveram com menos de um ano dentro. Goten e Trunks são os últimos a treinar na sala quando, após a transformação de Boo para Super Boo, Piccolo decide dar tempo a eles na sala. Em menos de metade dessa hora (pelo menos uma semana dentro da sala) que Piccolo disse a Boo para esperar, eles conseguem a transformação Super Saiyajin 3 enquanto fundidos em Gotenks.

É mencionado por Piccolo que uma pessoa só pode passar 48 horas do tempo real dentro da Sala do Tempo, e por Goku na saga Boo que uma pessoa só pode entrar na sala duas vezes em sua vida.

Em Dragon Ball Super, Goku diz que Dende consertou a Sala do Tempo após ela ser destruída por Piccolo, e entra com Vegeta por três dias, para que treinem o equivalente de três anos, o que significa que a limitação anterior foi removida. Depois, Vegeta treina sozinho na Sala do Tempo mais algumas vezes, após o qual ele sempre destrói a porta, irritando Sr. Popo.

Chapter52-6

A Sala do Tempo alienígena

Na Saga Prisioneiro da Patrulha Galáctica, Merus leva Goku a um planeta que possui uma sala similar à Sala do Tempo, pois cada dia fora da sala, equivale a três dias do lado de dentro.

Durante os eventos da Saga do Sobrevivente Granola, Freeza encontra outro planeta que possui uma Sala do Tempo, e treinou lá num tempo equivalente a 10 anos, aumentando seu poder grandemente e alcançando a forma Black Freeza, que ele demonstra facilmente derrotando Goku com o Instinto Superior e Vegeta com o Ego Superior.

Dilatação do Tempo Aproximada[]

O tempo passa 365,24 vezes mais rápido na Sala do Tempo do que no mundo real, fazendo um dia fora da sala igual a 365,24 dias dentro (um ano solar).

Mundo Real Sala do Tempo Calculação
1 dia 1 ano 1 dia → 365,24d=1a
1 hora 15 dias, 5 horas e 14 mins 1 hora → 365.24h
360h/24(hrs/d)=15d
5h
0.24h×60(min/h)=14min
1 minuto 6 horas e 5 minutos 1 minuto → 365.24min
360min/60(mins/h) = 6h
5min
0.24min×60(secs/min)=14s
1 segundo 6 minutos 1 segundo → 365.24s
360s/60(secs/min) = 6min
5s
0.24s×1000(ms/s)=240ms

Outras Mídias[]

Jogos[]

A Sala do Tempo aparece como cenário em vários jogos da franquia, aparecendo em Dragon Ball Z: Budokai em cenas animadas para dar continuidade a história, e como cenário jogável/destrutivo em todos os jogos seguinte (com exceção de Dragon Ball Z: Raging Blast, Dragon Ball: Raging Blast 2 e Dragon Ball Z: Ultimate Tenkaichi).

Em sua maioria, os jogos retratam o cenário totalmente branco com a casa no meio, que pode ser destruída. Porém em Dragon Ball Z: Battle of Z, a casa não é totalmente destrutiva e ao invés do chão ser branco, é azul e parece ter diversas partículas em movimento o tempo todo.

Advertisement